Imprimir

A sétima edição do CONEMAC acontecerá no Campus São Paulo (SPO), o campus mais antigo do IFSP! A ênfase sobre a sua condição de “mais antigo” indica que este é um espaço que passou por muitas transformações e chega na atualidade com a experiência de ser um lugar, de compor um território a partir do qual muitas vivências e experiências significativas foram proporcionadas às pessoas que dele fizeram e fazem parte.

O Campus São Paulo se localiza no bairro Canindé, região central de São Paulo, e este nome é originário do termo tupi-guarani Kanindé, que significa “Arara de belas penas azuis escuras”. Neste lugar, o campus SPO compõe um território que é muito importante na vida econômica e sociocultural da cidade de São Paulo. Ele compartilha a rua Pedro Vicente com o colorido e os sabores da gastronomia, da diversa cultura boliviana e andina da Praça Kantuta, todos os domingos na frente do campus. A aproximadamente 700 metros do portão da rua Pedro Vicente, pode-se chegar à charmosa Rua Valtier, no Pari, e a alguns kms da famosa Feira da madrugada do Pari/Brás, ambas fortes referências quando o assunto é comercio popular.

O Canindé foi povoado também pela insubordinação, ousadia e criação da escritora e pensadora brasileira Carolina Maria de Jesus, que viveu na favela do Canindé nos anos 50 e revelou ao Brasil e ao mundo as mazelas da fome e da pobreza. Em sua homenagem, uma escola tradicional de ensino fundamental foi nomeada como Espaço de Bitita, apelido que Carolina tinha quando criança. Andando mais um pouco por esse território, será possível chegar à exuberante Pinacoteca do Estado, um dos mais importantes Museu de Arte do país, que conta também com o delicioso “Café da Pinacoteca”. Ao lado da Pinacoteca, está o Museu da Língua Portuguesa, onde a/o visitante pode conhecer um pouco das histórias de nossa língua portuguesa! E o que dizer da lendária Estação da Luz, a mais importante estação ferroviária da cidade de São Paulo?!

E, então, bora participar do Conemac e conhecer essa riqueza socio-espacial-cultural?