Imprimir

Sobre o Evento

SOBRE O EVENTO

Entre os dias 24 a 30 de novembro de 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PRX), realizará o seu VII Congresso de Extensão e VII Mostra de Arte e Cultura do IFSP (VII CONEMAC).

Este ano, de forma inédita, os eventos ocorrerão de forma híbrida, com atividades presenciais no Campus São Paulo e atividades virtuais.

Além disso, pela primeira vez, os eventos serão realizados de forma articulada com outros dois eventos, o II SENCE Rede Federal (dias 29 e 30 de novembro, no formato virtual) e o FEMUFE (dia 25, no Câmpus São Paulo).

O II SENCE Rede Federal (Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) é uma ação conjunta entre o Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE).
Seu objetivo é discutir o processo de Curricularização da Extensão na Rede Federal e propor encaminhamentos para sua consolidação, com base nos fundamentos conceituais, legais e nas experiências desenvolvidas no contexto dos cursos de graduação ofertados.

O FEMUFE (Festival de Música do IFSP) é um tradicional espaço de apresentação musical realizado no IFSP.  Surgiu na década de 70, ainda nos anos de Escola Técnica Federal, e foi realizado até o final dos anos 90. Em 2016, o evento foi resgatado pelo projeto Linguagens e Semiótica na Experiência Cultural, atual Arte Mundana: Circuito artístico e cultural, coordenado pelo professor da área de humanidades do IFSP Carlos Vinicius Veneziani dos Santos. Anualmente, esse evento musical oferece a toda comunidade interna e externa atrações artísticas gratuitas e livres para todas as idades.

 

Histórico

HISTÓRICO

I CONEMAC 

O I CEMAC foi realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2014, no câmpus Avaré, e foi aberto à comunidade interna e externa, contando com um público de 400 pessoas. O evento teve como objetivo apresentar e socializar projetos de extensão de diversos câmpus do IFSP, além de promover apresentações artísticas e culturais, fomentando a integração, o desenvolvimento artístico-cultural e a valorização da diversidade no interior da instituição. Foi realizada conferência sobre os desafios e perspectivas da extensão na Rede Federal, mesas redondas com os temas: “Mulheres Mil: costurando experiências”, “Educação, Arte e Trabalho” e “Cursinhos Populares” e oficinas de cultura popular, literatura, xadrez, origami (dobradura) e robótica. Houve também 62 sessões de comunicação oral e 77 pôsteres expostos. Na Mostra de Arte e Cultura, tivemos apresentações de dança, artes cênicas, música, artes visuais, vídeos e atividades formativas.

Acesse aqui as fotos do I CONEMAC!

II CONEMAC

O II CONEMAC (antigo CEMAC) foi realizado entre os dias 3 e 5 de novembro de 2015, no câmpus Catanduva. Prestigiado por 2000 pessoas, o evento foi aberto à comunidade interna e externa e teve como eixos norteadores a valorização da diversidade, a importância dos direitos humanos, a sustentabilidade, a educação e a cultura. Foram apresentados mais de 160 trabalhos, divididos em comunicação oral, pôsteres e atividades formativas. As palestras e conferência tiveram como temática central a democratização e gestão da cultura. Além de mesas redondas sobre história e cultura africana e afro-brasileira, educação popular e formação de professores, os minicursos focalizaram os temas Economia Solidária, Luta feminista e Canto e percussão. A Mostra de Arte e Cultura evidenciou as relações raciais e de gênero em espetáculos teatrais e musicais renomados. O evento contou também com 44 apresentações de música, artes cênicas e dança, além de exposição de artes visuais e cine minuto.

Acesse aqui as fotos do II CONEMAC!

III CONEMAC

O III CONEMAC (antigo CEMAC) foi realizado entre os dias 8, 9 e 10 de novembro de 2016 no câmpus Sertãozinho do IFSP. O evento foi prestigiado por cerca de 3000 pessoas e objetivou fortalecer a cultura extensionista, responsável por ampliar a troca de conhecimentos e saberes entre o instituto e a comunidade, consolidar, no âmbito do IFSP, o debate acerca dos direitos humanos e justiça e estender a reflexão sobre o importante papel da cultura nas instituições de ensino. Além de 140 comunicações orais, 160 pôsteres e 28 atividades formativas, toram realizadas oficinas de sustentabilidade, história e cultura afro, grafite, reciclagem, jogos de tabuleiro, entre outras. Mesas redondas e palestras abordaram as temáticas educação e cinema, educação quilombola, educação popular, gênero e educação. Já a programação cultural contou com mais de 70 apresentações entre música, dança, artes cênicas, artes visuais e cine minuto.

Acesse aqui as fotos do III CONEMAC!

IV CONEMAC (I Jornada do IFSP)

O IV CONEMAC foi realizado no período de 6 a 9 de novembro de 2017 no câmpus Cubatão do IFSP e contou com a apresentação de 93 comunicações orais, 44 pôsteres, 36 trabalhos artísticos e culturais (cine minuto, artes visuais, música, dança e artes cênicas), além de mesas redondas, atividades formativas, apresentações artísticas convidadas e uma feira de economia solidária. É importante observar que o IV CONEMAC ocorreu durante a I Jornada do IFSP: Inovando, Diversificando e (Re)Construindo, um evento que reuniu os três maiores congressos realizados pelo IFSP – CONEPT (Ensino), CONICT (Pesquisa) e CONEMAC (Extensão) e cerca de 7000 participantes.

Acesse aqui as fotos do IV CONEMAC!

V CONEMAC

O V CONEMAC foi realizado de 27 a 29 de novembro, no Câmpus Barretos. Ao todo, foram selecionados 213 trabalhos para apresentação, sendo 113 comunicações orais, 69 pôsteres e 31 oficinas. Uma oportunidade para estudantes e servidores conhecerem e compartilharem experiências e projetos, enriquecendo o processo educativo e a formação crítica nas relações com diferentes atores, com a participação de mais de 1.300 estudantes inscritos, além de parceiros e pessoas da comunidade. 

Acesse aqui e aqui as fotos do V CONEMAC!

VI CONEMAC 

O VI CONEMAC foi realizado entre os dias 24 a 26 de maio de 2022, de forma virtual. Foi fruto de uma parceria com o Câmpus Tupã e contou com o apoio dos Câmpus Ilha Solteira e Presidente Epitácio do IFSP. Foram 4 mesas-redondas que abordaram os seguintes temas: “Extensão à luz da identidade da EPT: para onde caminhamos?”, “Internacionalização e Extensão”, “A Extensão com foco na Sustentabilidade” e “Protagonismo estudantil e experiências com projetos de extensão”.

A programação do evento contou também com 68 trabalhos de comunicação oral e 4 minicursos, nos quais as equipes realizadoras de programas e projetos de extensão do IFSP e de outras instituições partilharam suas experiências e seus resultados. No âmbito da Mostra, foram 3 apresentações de artes visuais, 2 de música e 4 produções audiovisuais.